ÁCIDO CÍTRICO
Se obtinha O ácido cítrico originalmente por extração física do ácido do suco de limão.
O limão, por causa de seu forte sabor ácido, sempre foi encarado como um grande vilão para o estômago e males desse órgão.
Mas isso não corresponde à sua verdadeira ação dentro do nosso organismo.
O limão tanto não é nocivo para o nosso tubo digestivo, como suas propriedades terapêuticas contribuem muito para a boa digestão.
Após ser ingerido, o limão deixa de apresentar sua propriedade ácida, pois o ácido cítrico, ao entrar em contato com as células no interior do nosso corpo, é oxidado, atuando como base.
Somado a isso, ao ser metabolizado, ele estimula a produção de substâncias alcalinas no nosso organismo e contribui até para neutralizar nossa acidez interna.
As propriedades alcalinas do limão dentro do nosso corpo auxiliam na regeneração das mucosas dos órgãos do aparelho digestivo, garantindo seu bom funcionamento.
Além disso, a ingestão de limão pode ajudar na cicatrização de úlceras do estômago e até mesmo prevenir sua formação.
O limão também combate as fermentações no intestino e a formação de gases; ele é útil para amenizar dores de estômago e contribui para o aumento da produção de sucos pelas glândulas da boca e do estômago e controla o excesso de bile – beneficiando o fígado.
Então, contrariando a lógica da sabedoria popular, o limão é, sim, um santo remédio para má digestão, náusea, azia, dor de estômago e outros distúrbios gástricos.
FÓRMULA DO ÁCIDO CÍTRICO
Fórmula: C6H8O7
Peso molecular: 92.13 g/mol
Ensaio de pureza: 99.5% mínimo
Umidade: 0.5 % máximo
Ponto de ebulição: 153ºC
O ácido cítrico, é um sólido translúcido ou branco, é oferecido em forma granular. Cristaliza a partir de soluções aquosas concentradas quentes em forma de grandes prismas rômbicos, com uma molécula de água, a qual perde quando esquentada a 100ºC, fundindo-se ao mesmo tempo.
O ácido cítrico tem um forte sabor ácido não desagradável.
Este ácido é obtido por um processo de fermentação.
O ácido cítrico se obtinha originalmente por extração física do ácido do suco de limão.
Hoje em dia a produção comercial de ácido cítrico principalmente se realiza por processos de fermentação que utilizam dextrose ou melaço de cana de açúcar como matéria-prima e Aspergillus niger como organismo de fermentação.
A fermentação pode se levar a cabo em tanques profundos (fermentação submergida, que é o método mais comum) ou em tanques não profundos (fermentação de superfície).
A fermentação produz ácido cítrico líquido que depois se purifica, concentra e cristaliza.
Aplicações
- O ácido cítrico se utiliza no lavado químico de membranas de Osmose (ação desincrustante; a 2,5% dá resultados com um tempo mínimo de contacto de 30 minutos e a uma temperatura de 35º).
- Por sua ação desincrustante, o ácido cítrico se utiliza no lavado químico de Equipamentos de Diálise (a diluição depende da recomendação do fabricante do Equipamento).
Aqui você encontra Acido Citrico
Visite Nossa Loja online
Loja: www.soinsumos.com.br
Acido Citrico Fracionado